terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Homenagem a um grande amigo e exemplar atleta! João Manuel.

Gostaria que o primeiro "post" neste blog, após a apresentação, fosse dedicado a homenagear um grande amigo, que foi também, um excelente atleta e o representante máximo de Moimenta da Beira no futebol nacional, falo de João Manuel.
Falecido a 11 de Maio de 2005, vitima de esclerose múltipla, após uma carreira onde representou o CDR de Moimenta da Beira, Viseu e Benfica, Académico de Viseu, Académica de Coimbra, União de Leiria e Moreirense, com inumeras citações como melhor jogador em campo ao longo dessa belissima carreira onde realizou mais de 250 jogos em 10 anos no escalão mais alto do futebol Português.

Tive o prazer e o privilégio de conviver com o João desde a infância, uma vez que a diferença de idade era somente de 8 dias e acompanhei sempre de perto a evolução do João como jogador e na adolescência como atleta de meio fundo, onde era imbativel!

Desde os tempos da "Modi - Movimento Nacional do futebol Juvenil" em 1979, pelas mãos do nosso treinador Lucas, com apenas 11 anos, passando pelos torneios de verão, pelas camadas jovens do CDR, e mais tarde pelos seniores (ainda que com idade de juniores), que o João se destacava pelas suas qualidades futebolisticas e de grande amigo!

Tive, ainda, a coragem e o privilégio, de o acompanhar nos ultimos meses de vida, indo visitá-lo inumeras dias a casa do irmão Álvaro, na Mêda, onde permanecia enfermo e onde, pude assistir a vários telefonemas e visitas de amigos. Lembro-me de uma chamada do "mister Mourinho", como ele carinhosamente chamava, que se encontrava em Inglaterra para disputar um jogo da liga dos campeões e mesmo assim ligou ao "campeão" (como Mourinho o tratava) João para lhe deixar algumas palavras de carinho!

"João Manel", talvez um dia a tua terra natal te dispense a Homenagem que bem mereceste, e em nome de todos os amigos queria aqui deixar esse repto ...

Torneio de verão no Arcozelo da Torre - 1983


Campeonato Distrital de Juniores - 1984-85



Campeonato Distrital de 2ª Divisão - Jogo em que o CDR se sagrou Campeão num jogo de repetição em Tarouca numa 4ª feira à tarde - 1986-87

Jogo de entrega das faixa de Campeão - 1986-87




3 comentários:

Anónimo disse...

Há que fazer as devidas homenagens, preferencialmente nas alturas certas.

MT IMPORTANTE: Cuidado com os mitras como dirigentes (não é?? PAXANXO...olha o frisante)

Anónimo disse...

foi bom rever a boa equipa.e em bons tempos,rever bons amigos que ainda tenho. este blog està o màximo. através dele revjo o bom passado.obrigado carlos

Anónimo disse...

Fui colega e grande amigo deste grande jogador, por isso agradeço ao Carlos fazerlembrar este Moimentense a muita gente principalmente aqueles que o viam na televisão e diziam que eram amigos!!!