quinta-feira, 27 de novembro de 2008

1º Mito da condição física como prioridade no período preparatório.

O objectivo destas publicações às Quintas-Feiras durante as próximas doze semanas será desmistificar-se, pelos temas apresentados, as verdades convencionais em alternativa com a concepção metodológica de uma filosofia, um modelo de jogo e a sua operacionalização. Não quero deixar de sublinhar que não se pretende criticar negativamente aquilo que é ou foi feito, procura-se evidenciar a diferença. Do modo de treinar que nada tem a ver com o que se faz ou diz ter de fazer.

1º Mito da condição física como prioridade no período preparatório.

Longos períodos de corrida contínua em espaços como a praia ou a mata, treino intervalado, treino em circuito, treino em estações, rampas, barreiras, ginásio.

Ao que Mourinho responde:

“Para mim, as prioridades são outras. Como não me canso de repetir, o mais importante numa equipa é ter um modelo de jogo, um conjunto de princípios que dêem organização à equipa. Por isso, a minha atenção é para aí dirigida, desde o primeiro dia. As semanas preparatórias incidem, de forma sistemática, na organização táctica sempre com o objectivo de estruturar e elevar desempenho colectivo. As preocupações técnicas, físicas e psicológicas (como a concentração, por exemplo) surgem por arrastamento e como consequência da especificidade do nosso modelo de operacionalização”.

1 comentário:

Carlos Soeiro disse...

Parabéns José Carlos, pelo regresso e pela iniciativa.
O livro do Mourinho veio acabar com muitos mitos e ideias "tidas como unicas"!
É claro que é a visão de um treinador, outros não concordam, mas este têm uma grande vantagem ... os resultados!
Continua, por certo quem gosta de futebol, e não só, do desporto em geral, irá seguir atentamente!
Um abraço