quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

9 – O Mito das cargas de treino

A noção tradicionalista de carga está intimamente associada ao treino quantitativo, físico. As cargas, em volume e em intensidade, sobre alguns factores ditos nucleares é um lugar comum no processo de treino.

“ As noções de carga e de factor configuram realidades fundamentais do processo tradicional de treino mas são desprovidas de sentido da nossa metodologia”

Rui Faria

No dicionário da língua portuguesa podemos encontrar vários significados para a palavra “carga”: “tudo que pode ser transportado por pessoa, animal ou barco: acto de carregar: peso: fardo”. A noção de carga leva-nos, assim, claramente até á obsessão pela quantidade de treinar.

Aquilo que verdadeiramente se submete uma equipa e os jogadores são determinados desempenhos. Como? Através do princípio metodológico das propensões e partindo da premissa de que qualquer acção a realizar no treino assenta num determinado propósito táctico relacionado com a nossa forma de jogar.

O estimulo externo é tanto mais qualitativo quanto mais especifico for, isto é, quanto mais identificar com o jogar que se pretende.

No dicionário da língua portuguesa podemos encontrar vários significados para a palavra desempenho: “modo de representar: comportamento: actuação: grau de eficiência: rendimento”. A noção de desempenho conduz-nos então claramente à qualidade de treinar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Plenamente de acordo. Trata-se de uma mentalidade enraizada nas cabeças da maior parte dos treinadores.Mesmo na nacional de futebol constata-se isto para ganhar o tal "pulmão". Depois diz-se que não houve tempo ou foi pouco para puder colocar a equipa à imagem do treinador.
Hoje em dia, penso que foi Valdano que o disse, as equipas jogam em pressão tal que quando se cruzam parecem choques de comboios passando a bola para qualquer lado. Chamam a isto futebol moderno.
Sr José Carlos Gomes é sempre um prazer ler as suas palavras. A qualidade demonstrada não é proporcional aos comentários mas tem uma enorme vantagem: quem quiser aprender vá ter consigo.