quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

10 – O mito do treino individualizado

Tradicionalmente, individualizar o treino é realizar programas individuais para os jogadores.

Mais uma vez Mourinho:

“Não sei onde acaba o físico e começa o psicológico ou o táctico. Para mim o futebol é globalidade, tal como o homem. Não consigo separar as coisas. Do mesmo modo, custa-me entender a evolução de um jogador à margem da evolução da equipa”

A grande preocupação da metodologia de Mourinho assenta na vivenciação aquisitiva dos princípios de jogo, o mesmo é dizer, a sua operacionalização hierarquizada. E os princípios são levados a efeito por quem? Pelos jogadores. Em determinadas posições e funções. Portanto, se são as funções diversas relativas a posições diversas, embora complementares, o que se repercute em cada uma dessas funções/posições é diverso das demais.

“A minha grande preocupação é a equipa o desempenho colectivo”

Podemos afirmar que este modelo é (co) auto-hetero. Hetero porque os princípios de jogo contemplam, fundamentalmente, relações entre vários indivíduos, ou seja, o individuo progride mas submetido a uma lógica que tem a ver também com a coexistência e crescimento dos outros, num registo comum no que se refere à concepção de jogo (e de treino). Daí o (co).

Sem comentários: