quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

5º O Mito do treino das capacidades condicionais.

Em virtude do Natal ser amanhã, quinta-feira, faço hoje menção à publicação desta semana.

Desejo a toda a Família do CDR e desportistas em geral um Santo Natal.

A norma de treinar dedica grande parte das suas preocupações a desenvolver pretensas capacidades ditas como fundamentais como a força rápida, força resistente, força explosiva, velocidade de deslocamento e resistente, resistência aeróbia e anaeróbia. Sem bola ou nos jogos reduzidos, o método do treino tradicional está subjacente a este princípio.

Mourinho “responde”:

“Ao privilegiar a vertente táctica, portanto, a organização que eu pretendo, estou a privilegiar todas as outras componentes do rendimento, pois a necessidade do «táctico» que surgem todas as outras. É a partir do trabalho táctico, da operacionalização do meu modelo de jogo, que vou conseguir uma adaptação específica nas outras componentes. Se o nosso trabalho «táctico» é singular, tudo o que dele deriva também é singular. Por isso é que eu digo que não acredito em equipas bem ou mal preparadas fisicamente, mas em equipas identificadas ou não a uma determinada matriz de jogo, adaptadas ou não a uma determinada forma de jogar. Porque a adaptação fisiológica é sempre específica, singular, de acordo com essa forma de jogar.”

2 comentários:

joca disse...

em meu nome pessoal, e em nome do CR Ferreira D´Aves, queria desejar um bom natal, a todos os jogadores, equipa técnica, direcção, sócios e simpatizantes do Moimenta da Beira

Carlos Soeiro disse...

José Carlos um grande abraço faço votos de Boas Festas para Ti e para toda a tua familia!.
Obrigado por seres, nesta altura, o grande dinamizador deste Blog, afazeres profissionais têm-me impedido de actualiza-lo com regularidade.
Gostaria, já agora, de deixar uma mensagem de Boas Festas a todos e retribuir ao "Joca" os Votos de Bom Natal.