segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A HISTÓRIA INVERTIDA DA CIGARRA E DA FORMIGA !

Lamego
Marco , Rafael , Alves , Maleiro ( cap. ) , Febras , Cruz , Gil , Cuquinho , Binaia , Ivo , Toni
Substituições : Cristiano por Toni ( 59 ´) ; Emanuel por Maleiro ( 85 ´)
Suplentes não utilizados : Marcio , Palao , Henrique , Alan , Junior
Treinador : Vitor Rebelo ( castigado e ausente do banco ) ; Febras ( Adjunto )


Moimenta da Beira
Careca , Nuno , Vitor , Humberto ( cap. ) , Telmo , Néné , Mateus , Paulo Izidoro , Parma , Oceano , Manu
Substituições : Baba por Mateus ( 57 ´) ; Nando por Paulo Izidoro ( 59 ´) ; Pingato por Manu ( 81 ´)
Suplentes não utilizados : Humberto II , Sérgio , Jorge
Treinador : Jorge Paiva ( ausente do banco por castigo )


Recompensa justa para o nunca desistir !

Tratando-se de um derby , poderiamos esperar muita luta e determinação . Uns para se manterem no topo da tabela e os da casa para continuarem na senda da recuperação .
E podemos dizer que existiu equilibrio na primeira etapa . Equilibrio no dominio e disputa de bola . Um Lamego positivo e a bater-se de igual para igual , perante um Moimenta mais personalizado , optando pela troca mais organizada de bola e apostando muito nas jogadas de bola parada . E se nesta etapa os da casa foram mais afoitos , nem por isso conseguiram ter mais oportunidades flagrantes de golo . Essas pertençeram aos visitantes . Aos 25 ´e aos 28 ´, de bola parada , e de cabeça o perigo rondou a baliza do Lamego . Estava lá um inspirado Marco . A prova disso estaria , aliás , na forma fabulosa , como evitou o que seria o golo do empate do Moimenta , ao defender um cabeceamento á queima roupa no beijar do fim da primeira parte . Pelo meio , fica o golo dos da casa . Grande penalidade aos 26 ´. É uma jogada dividida entre Telmo e Binaia , em que o defesa visitante faz uma entrada temerária aos pés do jogador do Lamego , provocando o contacto , dividido , entre a bola e o pé direito do de verde . O auxiliar levanta a bandeira . Depois baixa a mesma . O árbitro interrompe o jogo . Consulta o auxiliar e acaba por assinalar penalti , por indicação deste . Binaia factura . Lance algo caricato , este ocorrido com o auxiliar Paulo Lemos , que logo aos 6 ´apareceu estatelado no relvado , queixando-se de ter sido atingido por um objecto enviado da bancada . Situações de tensão e reprováveis , a confirmarem-se . Chegamos ao intervalo com uma vitória caseira que se baseou na oportunidade alcançada e concretizada . Jogo equilibrado .

Na segunda etapa , começamos a explicar o titulo desta crónica . Os da casa , têm vindo a demonstrar uma força de trabalho imparável . Nunca desistindo e amealhando os pontos de forma estóica e metódica . Os de fora gozam de um plantel mais equilibrado e com mais qualidade . Mas nem por isso se deixam cair no simples canto da sobrançeria do ser melhor . Trabalharam , e de que maneira , para chegar ao empate . Tornando a equipa da casa numa quase espectadora , nesta segunda etapa . Aos minutos 2 , 23 , 28 , 34 , 38 e 46 , poderiam os visitantes ter feito golo . Uma vez mais a apostar nos livres e cantos e só por uma vez de bola corrida . Por ineficácia ou oposição tenaz do guarda redes Marco , nunca o conseguiram . Pelo meio fica a expulsão do capitão do Moimenta , Humberto . Vermelho directo por suposta agressão . Mexeu o treinador visitante mas isso não diminuiu a qualidade e a intensidade do Moimenta , perante um Lamego , que se limitava a tentar não sofrer . Tentando espreitar o contra ataque por Binaia , mas sem grandes efeitos práticos . Curiosamente , foi a jogar só com dez , que a qualidade e melhor forma fisica do Moimenta mais veio ao de cima . Adivinhava-se o golo dos visitantes , mas por requintes de malvadez , para os adeptos do Moimenta , ele só surgiu na última jogada do encontro . Livre na direita e Telmo a cabecear na área , vitoriosamente , para o empate . A justiça no resultado , estava feita e nas bancadas o silêncio dos adeptos da casa comprovava isso mesmo .
Teve mais oportunidades flagrantes o Moimenta . A ter que haver um vencedor , até deveria ser esta equipa . Mas bateu-se bem o Lamego . Com mais qualidade na primeira etapa e com mais luta na segunda . Os de fora só se podem queixar da ineficácia dos seus atacantes e da inspiração de um Marco , a realizar uma excelente exibição . Poderemos aceitar um empate que penaliza uma primeira parte menos conseguida do Moimenta da Beira . O Lamego continua a sua recuperação .
Quanto ao árbitro da partida , e apesar da constante , diga-se , contestação dos adeptos da casa , essencialmente , teve uma actuação regular . Ficando marcada a sua exibição pelo lance do penalti que deu o golo ao Lamego e alguma discrepância , ao nível disciplinar para ambos os lados . Sem ser uma exibição de encher o olho , também não justificava tanta polémica por parte da assistência .


Estádio : Senhora dos Remédios
Espectadores : Cerca de 250
Árbitro : António Carlos Cardoso
Árbitros Auxiliares : Paulo Lemos e Marco Oliveira
Cartões Amarelos : Ivo ( 5´) ; Jogador do Moimenta ( ? ), ( 20 ´) ; Binaia ( 21 ´) ; Telmo ( 26 ´) ; Gil ( 29 ´) ; Rafael ( 55 ´) ; Oceano ( 62 ´) ; Maleiro ( 67 ´) ; Emanuel ( 85 ´) ;
Vermelhos : Humberto ( 69 ´)
Melhores em campo : Lamego : Marco /// Moimenta da Beira : Telmo

9 comentários:

José Carlos Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Carlos Gomes disse...

Não estive nos Remédios e a origem desta publicação é o blogue da distrital.
Não sei quem é o autor mas pelas palavras proferidas e uma leitura atenta, que junto mais as declarações de meu pai, Francisco Soares Gomes, foi mais um "roubo" de igreja.

Carlos Soeiro disse...

José Carlos mais uma vez obrigado pela publicação. Para quem esta como eu, longe de Moimenta (3 semanas em S. J. da Madeira!), sabe muito bem ler o relato do jogo.
Quanto ao lance do penalti, pelo que leio e pelo que ouço, é mais do mesmo! a Junta ao que foi na pesqueira, em mangualde, em casa, pelo caminho, enfim!!!
Boa sorte para o CDR e ja agora também para o SC Lamego, que apesar de rival é um Clube da região com prestigio e oxalá corrija a tempo o seu campeonato. Só tenho pena que os clubes do norte do distrito nao sejam unidos .... matam-se em rivalidades e os mesmo desempre é que beneficiam ...
Um abraço a todos!

Anónimo disse...

Já começam as expulsões por parte dos jogadores mais importantes e por parte da equipa técnica para se desculparem dos maus resultados que podem vir surgir.
Jogadas destas já nós assistimos àmuitos anos. Será que recebem na mesma os ordenados absurdo ou são castigados pela direcção?
O clube de desporto e recreio está a cair no buraco. Quanta rapaziada moimentense acompanha a equipa senior? Praticamente ninguem. Está tudo perdido. A mistica está perdida. Jose Carlos Gomes és o maior. Sempre dás vida a isto. Ao menos haja alguem que tenha amor à camisola.

Anónimo disse...

nao sou de moimenta mas estive la e o moimenta foi roubado e nao e como o jose diz sobre axpolsao nao fez nada

José Carlos Gomes disse...

Apesar da ironia demonstrada quero elucidar o José José José José sobre uma questão: a equipa sénior tem sido acompanhada, basta ver o último jogo em Lamego (cerca de 250 pessoas, a maioria de Moimenta), na Pesqueira também muitos adeptos se deslocaram para ir ver o jogo. Em Moimenta a visão de cada um fala por si.
Certamente por você ter muito amor à camisola é que vai ver todos os jogos ou não!!!

Anónimo disse...

nao sou de moimenta mas fiz um comentario e nao foi publicado tenho a dizer que sou de tarouca mas sou adepto do vosso clube e vou ver quase todos jogos

Carlos Soeiro disse...

Peço desculpa na eventual demora na publicação de comentários, mas questões profissionais impedem-me de poder assiduamente gerir esta situação. Nenhum comentário foi recusado, houve sim uma demora.
Ja agora gostaria de dizer que nunca me passou pela cabeça que as expulsões pudessem ser premeditadas para justificar resultados, de facto é preciso muita imaginação, ou então algum dom que escapa a todos!

Anónimo disse...

Jorge Paiva ausente do banco de suplentes por castigo,o mesmo acontecendo com o treinador do Sporting de Lamego.
Andam a tramar as equipas do Norte do distrito,ou é impressão minha?