terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

João Manuel

Foi com grande satisfação, que numa das minhas pesquisas na Internet dei conta da existência de um blog dedicado ao C.D.R., aproveito para felicitar o seu criador pela óptima iniciativa.
Como não podia deixar neste meu primeiro post, tinha que ser dedicado a esse grande nome do futebol nacional, nascido em Moimenta da Beira.
Vou só por uma fotografia que eu tenho dele, e da qual eu tenho orgulho em estar no meio desses cracks.
Em cima: Angelito (grande guarda-redes), Quim (Mota), Armando (acho eu), Manuel Pereira (o meu pai), Sr. Dimas.

Em baixo: João Manuel, Tozé (Mota), eu próprio, Jorge Botelho, e por último Aristides Pereira (meu tio e ex atleta do C.D.R. que por infortúnio do destino, não teve muitas oportunidades de nos maravilhar com o seu fabuloso pé esquerdo. Fica aqui a minha homenagem, ao meu tio.)

Já agora uma curiosidade, no canto superior direito da baliza está um boné do Benfica que por acaso era meu, e foi lá parar porque o Angelito (que eu acho que é do F.C. Porto), não queria que aparecesse na foto. Gostava que o Angelito visse esta foto e comentasse, pois de certeza que é um dos visitantes do blog.
Para acabar e voltando a esse grande homem e jogador, gostava de deixar aqui um pedido aos dirigentes políticos do concelho, que está na hora de fazerem algo para homenagear o João Manuel.
Deixo uma sugestão: porque não dar o seu nome a essa grande obra que é o novo pavilhão municipal ?
Participem e mais uma vez felicito o Carlos Soeiro pela iniciativa. Parabéns.

21 comentários:

Hugo Santos disse...

Concordo plenamente com a homenagem proposta pelo João.
E para além dessa do pavilhão deveriam haver muitas mais em Moimenta.

O João Manuel foi e será pra sempre um dos maiores simbolos de MOIMENTA.

Abraço a todos

A. Andrade " carango " disse...

Estou de acordo contigo quando dizes que está na hora de dar o valor ao maior simbolo desportivo nascido e criado em Moimenta da Beira.Grande ideia essa de dar o nome deste filho da terra ao novo pavilhao gimnodesportivo,ele que levou o nome de Moimeta, com a sua habilidade, por esses estádios de futebol em todo o Portugal e que nos deixava de certa forma orgulhosos por o conhecer.
O teu tio ARISTIDES era um grande homem,atleta e amigo.Tive a honra de o ter conhecido nestas 3 virtudes.Como jogador era um exelente avançado com uma velocidade incrivel,era um goleador nato,se nao estou em erro no ultimo campeonato de juniores que fizemos juntos marcou mais de 20 golos.Como homem era um tipo que tinha uma personalidade vincada e responsavel alem de estar sempre pronto para a brincadeira.Como amigo,foi muito importante para mim...acompanhei-o até ao ultimo minuto da sua vida e marcou-me muito a sua triste partida."" Mas com alguem já disse:"Só Deus tem os que mais ama." e se existe Deus estes nossos 2 companheiros estao bem pertinho Dele.
O Angelo Portista,ahahaha(neste momento acho que qualquer um de nós gostaria de ser do fcp,isso é verdade),,,mas de clube nao se troca por nada neste mundo(até hoje só conheci um amigo que o fez,foi o Toni Revisco,que era do slb e por uma camisola do fcp mudou...mas Toni fizeste bem,hehehe,acertáste em cheio e o o teu fcp enche-te de alegrias.O Angelo é e vai continuar a ser BENFIQUISTA...Grande Angelo eras melhor que o Bento...

carango

Carlos Soeiro disse...

Gostaria, desde já, de agradecer mais uma participação no blog do CDR. Obrigado Botelho.
É mais um momento bonito neste blog o facto de se recordarem dois atletas do CDR que, apesar da sua juventude, já não estão entre nós.
Em relação ao João Manuel já algumas coisas foram ditas e gostaria só de deixar o meu voto de apoio à ideia de o seu nome ser dado ao novo Pavilhão Municipal. A nossa juventude precisa de idolos e simbolos bons e o João era tudo isso! João Manuel pode e deve ser um modelo a seguir por todos os jovens atletas de Moimenta da Beira.
Em relação ao Aristides, gostava de dizer aqui que era um grande amigo e um jovem que representava o CDR sempre com a máxima dedicação e orgulho.
Lembro-me, com muita mágoa e dor, que apenas após algumas horas após a sua morte, o CDR tinha jogo em Cambres, e na "prelecção" do nosso treinador Lucas, antes do jogo, algures perto de Cambres, o grupo todo em conjunto, chorava a morte do Amigo Aristides Pereira, tendo sido dificil, naquela tarde, alguém ter vontade de entrar em campo. Mas mais uma vez o CDR foi dignamente representado, já não tenho a certeza do resultado final, se foi um empate ou vitoria do CDR, mas a certeza de que no final, novamente em conjunto, havia jogadores a chorar dentro do balneáreo aquela trágica morte!
Aristides, obrigado pelos momentos que nos destes o privilégio de podermos ter sido teus amigos!

Hugo Santos disse...

Quero aqui hoje lembrar que faz hoje precisamente 20 anos que o Aristides Pereira nos deixou....

Como grande amigo de toda a familia quero aqui lembrar este grande homem que tenho muita pena nao ter conhecido...

Mas sempre ouvi falar muito bem desse grande jogador e Homem....

Um deles ja falou ai....o Carango...

Abraço Carango e cumprimentos a Todos

Anónimo disse...

Nvo pav. d moimenta com o nome ao j.manuel?
Nda dixo n concordo...Mas pontos...

Hugo Santos disse...

Q nome sujere entao????

Botelho disse...

Porque não???

Anónimo disse...

Sugiro o nome que está...Tudo bm que o j.manuel é da terra a nivel desportivo foi muito bm...Mas que eu m aperceba pko fez pla nossa terra....

Anónimo disse...

Deixem-me escrever algumas palavras tentando dar algum contributo para este post.O João Manuel é sem duvida o atleta com mais visibilidade a nivél desportivo de Moimenta, pelo seu caminho desportivo ao servir com Honra e Glória desde as camadas jovens do CDR até ao Leiria.Como homem foi sempre uma pessoa com personalidade muito forte e vincada, defensor dos seus idiais e convisto dos seus objectivos, amigo dos amigos e sempre teve consigo uma simplicidade que o distinguia do comum dos atletas e por isso vingou e teve o sucesso porque tanto lutou e trabalhou.Tive o previlégio de privar com o João tanto na nossas vidas pessoais, por ser da mesma idade e ser meu vizinho, como no tempo de juniores no futebol do CDR, era um verdadeiro amigo. Também penso que tarda em aparecer a justa homenagem por parte da comunidade (camara municipal),pois lembro aos mais distraidos que a junta de freguesia já teve essa iniciativa ao dar o seu nome parque deportivo que está na Av da Republica (junto ao centro de saude),mas merece esta e outras iniciativas que possam surgir. Outro parte do post fala do GRANDE ARISTIDES PEREIRA, o que poderia dizer sobre ele não caberia nesta página. Pessoa que infelizmente não teve tempo sufuciente para viver a vida, para bortar toda a vivacidade e energia que tinha dentro de si, a alegria, a vontade e a garra com que vivia cada minuto da sua vida. Foi também um grande amigo de infância e do futebol, gostava do convivio e da conversa com os amigos, e mais ainda gostava de falar do seu SLB, quem o queria ver contente era com o jornal "A Bola" onde comentava os feitos do clube do seu coração o Benfica. Mas infelizmente a vida não está nas nossas mãos e também não esteve nas minhas mãos e nas do carango naquele dia 6 de Fevereiro, lembres-te caramgo?, quando regressava-mos de um serviço de ambulancia ao Hospital de Lamego, deparamos com todo aquele cenário. Lembro este assunto com alguma angustia e impotência, no entanto o Aristides sabe que os amigos o têm sempre na nossas memórias, como o grande atleta e amigo. Aos dois amigos, incontornaveis personalidades desta terra, sei que estão os dois num lugar que merecem e felizes. Até sempre...

Hugo Santos disse...

Zébé disse...
"Mas infelizmente a vida não está nas nossas mãos e também não esteve nas minhas mãos e nas do carango naquele dia 6 de Fevereiro, lembres-te carango?, quando regressava-mos de um serviço de ambulancia ao Hospital de Lamego, deparamos com todo aquele cenário. "

A VIDA DE BOMBEIRO POR VEZES TRAZ DISSABORES QUE NAO DESEJAMOS A NINGUEM...COMO POR EXEMPLO "SENTIR" AMIGOS A DESFALECER NAS NOSSAS MAOS SEM PODERMOS FAZER NADA A NÃO SER...."CHORAR" E SENTIR QUE SOMOS IMPOTENTES PERANTE AS FATALIDADES DO DESTINO.

Cumprimentos a todos.

Anónimo disse...

Eu sou do BENFICA e hei-de ser por toda a vida tais como eram o teu falecido tio Aristides e João Manuel tambem infelizmente desaparecidos desta vida mas não da minha memória dois grandes amigos desde o futebol a pura amizade como e bem o meu grande amigo Carango a quem mando um grande assim como a todos os meus amigos que fazem parte deste blog um grande abraço para ti e toda a tua familia João e obrigado pela fotos e pelas palavras pois são sempre muito importantes e transmitem amizade. Obrigado

A. Andrade " carango " disse...

Palavra puxa palavra e este blog alem de ter por finalidade o CDR,acaba tb por ser uma forma de se reviver acontecimentos extra ao mesmo,embora com uma interligaçao já que estamos todos directamente ligados a ele(CDR).Tambem nos dá a oportunidade de reencontrar e trocar palavras com velhos e grandes amigos como neste caso o ANGELITO,ao qual quero retribuir o abraço em homenagem a tantos momentos passados em conjunto.

"Na vida só há lugar para momentos maus ou bons,ou outros passam ao lado e sao de pouca importancia."
ZÉBÉ...Como poderei eu ou tu,assim como todos os que de uma forma ou outra o vivem,ter esquecido um momento tao mau como foi aquele em que sentia a cada minuto e km escapar-me das maos impotentes e incapazes de fazer mais,...um ser humano no florescer da vida e um grande amigo e companheiro como era o Aristides.Desde o momento em que deparamos na estrada com amigos de Moimenta a pedir socorro,o cenário já estava mais negro que aquela noite.Foi duro demais tudo o que se passou a partir dai...e 20 anos passaram...incrível como o tempo corre e por vezes a gente nao o aproveita,esbanjando-o com banalidades mesquinhas e insignificantes,fazendo com que se deixe de viver momentos e pessoas.""Cada minuto que vivemos poderá ser o ultimo,por isso deviamos aproveitar os 60 segundos que cada um deles nos oferece,estando em paz e em harmonia com tudo e todos.""

A junta de freguesia de Moimenta deu um passo importante ao homenagear o Joao Manuel oferecendo o seu nome ao parque infantil e é de louvar quem teve e levou a ideia a ser realidade,Certamente que foi o possivel e o que estava ao seu alcance como junta.Surgiu aqui a ideia de dar o seu nome (Joao Manuel),ao pavilhao gimnodesportivo(novo,penso eu),..apenas pq este foi o atleta da casa que mais longe a nivel desportivo foi por esses 4 cantos de Portugal.O nome dele estava associado a Moimenta da Beira e vice-versa,fosse onde fosse.Só por este motivo que já é enorme,estou completa e pessoalmente de acordo que estivesse ligado a uma casa com fins desportivos,seria a forma de imortalizar quem por causas conhecidas nos deixou e nao teve tempo de fazer mais, ou para alguns,fazer alguma coisa pela terra.
""FOSTE GRANDE JOAO MANUEL E MOIMENTA TEVE ORGULHO EM TI""

carango

Anónimo disse...

O João Manuel, foi um atleta exemplar, mas acho que houve gente em MOIMENTA que fez mais pelo nosso desporto na terra.

Anónimo disse...

Carlitos,porque é que os nossos comentários, aparecem com oito horas de atraso?
Eu escrevi a minha mensagem de há pouco às 22:25 e aparece às 14:25.
Abraço.

Nuno25 disse...

Apenas falo como um humilde moimentense.

Nunca tive o prazer e o gosto de conhecer o João Manuel pessoalmente.

Diga-se em abono da verdade que ele das poucas vezes que vinha a Moimenta era pouco sociável.

Sei que era um excelente profissional, baseando-me naquilo que via e lia.

Todos nós nos enchiamos de orgulho em ver o JOÃO MANUEL a jogar, era moimentense, de acordo.

Mas meus senhores, que se levante a primeira pessoa e me diga uma, só uma acção para benefício da terra, feito pelo JOÃO MANUEL.

Não quero de maneira nenhuma, e peço que compreendam ferir suseptibilidades e sentimentos.

O dar o nome de JOÃO MANUEL, ao novo pavilhão, não me parece que seja uma solução que reuna consenço.

AGRAÇOS

A. Andrade " carango " disse...

Nuno
O Mourinho tambem nao espalha simpatia por lado nenhum onde passa,pelo menos a imagem que quase toda a gente tem dele é de arrogancia total, mas diz quem com ele priva que é uma pessoa impecável.Aproveito falar nesta personagem tb para perguntar o que fez ele(Mourinho)por Portugal??? ...e no entanto foi condecorado pelo presidente da republica e nao estou a falar de uma condecoraçao qualquer...

É normal que digam que o J.Manuel nao era muito sociável...devem ser os que n o conheciam a dizer isso,pq quem o conhecia sabe que ele era de uma humildade total e nunca deixou de ser quem era...mas isto tb n está em causa.

Aqui ,como já foi dito apenas se falou no assunto,nao se exigiu nada a ninguem...Afinal parece que nao há quase ninguem com importancia em Moimenta já que quase nada tem nome. Digam lá...entao o campo do CDR nao tem agora outra categoria com a atribuicao de um mome digno!!!Claro que tem...e o pavilhao nao podia tambem ter o nome de alguem nascido em Moimenta e que levou o nome da terra por ai!!!
Acho que Moimenta tem gente boa que merece ser imortalizada nas suas obras,ruas e avenidas...e nao era preciso esperar que deixem este mundo para depois ser reconhecido valores provados ao longo da vida com grande classe e dedicaçao.

Grande abraço para Moimenta e para o CDR

carango

Nuno25 disse...

Carango:

Aceito e respeito a tua opinião.

Já agora, segundo sei, o Mourinho tem investido muito na sua terra natal: Setúbal.

Abraço.

João PM Dias disse...

Concordo com o o ultimo coment do NUNO 25!!

abraço,
joaopmd

Anónimo disse...

Em relação ao pavilhão aqui bem perto, Lamego existe um pavilhão com o nome de Alvaro Magalhães antigo jogador dos crakes de Lamego e do S.L.Benfica e no entanto e pelo que sei o Alvaro Magalhães nada fez por Lamego aliás ele até é de Cambres mas foi um jogador que levou sempre o nome de Lamego para todo o lado assim como o João Manuel fez com o nome de Moimenta Da Beira portanto se ficasse o nome do João no Pavilhão não vi mal nenhum nisso pois queiremos ou não foi ele o GRANDE JOGADOR DE MOIMENTA DA BEIRA e ponto.

Botelho disse...

Disseste tudo Angelito. Um abraço a todos.

Anónimo disse...

Mas é por essas e por outras, que LAMEGO é a cidade que è!
Não evolui!
de kk modo, desde k haja pavilhao...o resto, pouco importa!abraço a todos moimentenses.